Oi, comunidade!
Venho aqui compartilhar um conteúdo específico para ajudar times de Recursos Humanos a aperfeiçoar o processo de recrutamento com o Pipefy!
Veja o conteúdo na íntegra logo abaixo ou clique aqui:
Processos de recrutamento possuem várias etapas de análise, aprovações e entrevistas, e por isso podem se alongar mais do que o necessário. Recrutadores e recrutadoras sabem que o alto volume de CVs na fase de triagem pode engargalar o fluxo e consumir muito tempo, juntamente com tarefas repetitivas e manuais.
Com o Pipefy, você pode automatizar a seleção dos currículos e otimizar a fase de triagem. Basta definir os seus critérios de seleção e configurar a automação em poucos minutos!
Formulários: o melhor modo de receber candidaturas
Antes de automatizar a triagem de currículos, é preciso garantir que você irá receber os CVs corretamente. O melhor modo de receber candidaturas é por meio de formulários públicos.
Os candidatos preenchem as informações e você recebe as candidaturas no formato de cards no Pipefy. É importante editar o formulário com atenção, pois na hora de configurar a automação nós vamos usar seus campos como base para a seleção de candidatos.
Entre as informações solicitadas em aplicações de vaga (como nome, email, telefone, CV anexo), você pode incluir outros campos para automatizar a triagem. Por exemplo:
-
Nível de escolaridade
-
Área de graduação
-
Expectativa salarial
-
Experiências anteriores
-
Nível de fluência em inglês
Se você quiser que somente as candidaturas de pessoas com inglês fluente sejam aceitas, você pode criar uma automação para que todos que preencherem o campo Inglês fluente sejam automaticamente movidos para a fase de Candidatos qualificados.
Como filtrar candidatos com automações
Para criar a automação de seleção de candidatos, você deve ser administrador do pipe de recrutamento. Clique no botão Automatizar, localizado no cabeçalho do pipe, e logo depois em Criar uma nova automação.
Na tela de automações, selecione o evento Quando um card for criado, que aqui representa toda vez que alguém enviar uma candidatura ao processo por meio de formulários.
Depois de selecionar o evento, devemos escolher as condições da seleção automática — que são feitas com base nos campos do formulário. Seguindo o exemplo de que queremos entrevistar somente candidatos com Inglês fluente, clique em Adicionar condição.
Primeiro, selecionamos o campo do formulário Qual seu nível de inglês?, depois a opção não é igual a e por último Avançado ou fluente. É importante ressaltar que aqui você pode adicionar várias condições e criar uma triagem mais complexa.
Por exemplo, se você quer filtrar candidatos com inglês fluente e que sejam pós-graduados, ou candidaturas de quem possui experiência de mais de cinco anos e cuja pretensão salarial chegue até R$ 6000. As possibilidades são várias, e você pode construir a automação de acordo com as necessidades de cada vaga e da sua empresa.
Uma vez que as condições sejam configuradas, clique em Salvar. O próximo passo é definir a ação da automação, que no caso é Mover o card. Após escolher a ação, selecionamos a fase que os candidatos são movidos automaticamente.
Como só queremos pessoas fluentes em inglês na seleção, todos que não responderem o campo com a opção Avançado ou fluente são movidos para a fase Candidatos não qualificados automaticamente. Clique em Criar automação e está tudo pronto!
Claro, você pode adicionar mais condições ou até mesmo criar múltiplas fases de triagem. Por exemplo, em vez de somente Candidatos qualificados e Candidatos não qualificados, ter uma fase em que os candidatos cumprem todos os requisitos, e outra de Espera para candidatos que cumprem apenas alguns requisitos.
Caso deseje, você pode duplicar automações e editar somente os detalhes que quiser, criando assim novos critérios de seleção rapidamente.
Candidatos não qualificados podem receber um email dinâmico automático; assim ficam cientes do status do processo sem você precisar se comunicar manualmente.
Outras possibilidades: perguntas qualificatórias
Além de filtrar candidatos com base em competências, você também pode selecioná-los por meio de perguntas qualificatórias. Por exemplo, uma vez que os candidatos passem pelos seus critérios de filtragem inicial, um email automático é disparado com um formulário de fase.
O formulário desta vez é nada menos do que um questionário de habilidades para a vaga. Com base nos campos do questionário, você pode configurar as condições da automação. Desse modo, você cria mais uma etapa de seleção automática e agiliza ainda mais o processo de recrutamento.
Aproveite também os cursos gratuitos da Pipefy Academy para aprender a desfrutar ao máximo todos os recursos da nossa plataforma.