Solved

Uso de Autofill e Conexão com Database

  • 6 July 2020
  • 6 replies
  • 978 views

Userlevel 3

Olá pessoal, boa tarde! :slight_smile:

 

Preciso de uma ajuda quanto ao uso de conexão com database e autofill. 

Criei um formulário de um processo, conectado com uma database que possui dados dos meus colaboradores. Com a conexão, tentei utilizar (sem sucesso) o autofill para preencher alguns campos que estão no meu formulário com os dados que estão no registro do database.
Para exemplificar: gostaria que ao selecionar o registro da database relacionado a mim (através do meu CPF), os campos de Nome e Endereço fossem preenchidos com os meus dados que já estão cadastrados na database. 

É possível realizar este tipo de preenchimento utilizando o autofill, ou outra funcionalidade do Pipefy? 

Obrigada!! 

 

icon

Best answer by belsalemme 7 July 2020, 15:39

View original

6 replies

Userlevel 3

Isto é algo que também preciso entender melhor.

Userlevel 7
Badge +5

@Heloisa Tomaz, Eu não sei se isso é possível no Pipefy, procurar por um valor do campo da database e realizar autofill com outros campos dela. Mas, pelo o que eu entendi você já tem em uma database com as informações de seus colaboradores (CPF, nome e endereço), certo? 

O que tenho feito para atender por aqui, seria realizar uma conexão com database no formulário desejado e permitir seus colaboradores buscar registros na database com os dados do CPF (aqui vale um lembrete: configure o título dos campos da database para o valor do CPF dos colaboradores).

 

Após o colaborador realizar a buscar, ele poderá selecionar os dados referentes a ele. Assim, você tera a conexão com a linha da database que possue as informações sobre aquele colaborador informada no formulário de uso (aqui vale outro lembrete: configure as informações que você deseja que apareça no card, no seu caso seria nome, CPF e endereço; no meu está nome, empresa, telefone e e-mail). 

 

Não sei se isso te atende e se era o que precisava. Se precisar tirar dúvidas, estou à disposição. :smile:

Userlevel 3

Olá @rebeca.venancio !

Obrigada pela resposta!!
O modelo de conexão que você detalhou é como tenho utilizado nos processos. Com esse conseguimos dar visão dos dados para os solicitantes sim! Mas eu queria mesmo uma forma de preencher automaticamente alguns campos do formulário inicial com os dados da database. Também imagino que ainda não haja essa possibilidade pelo Pipefy, né? 

De qualquer forma, a conexão com o database atende também a necessidade! 
Muito obrigada pela ajuda!! :blush:

Userlevel 6
Badge +2

Olá pessoal, tudo bem? Vamos lá, deixa eu ver se entendi sua dúvida certinho @Heloisa Tomaz :

Criei um formulário de um processo, conectado com uma database que possui dados dos meus colaboradores. Com a conexão, tentei utilizar (sem sucesso) o autofill para preencher alguns campos que estão no meu formulário com os dados que estão no registro do database.
Para exemplificar: gostaria que ao selecionar o registro da database relacionado a mim (através do meu CPF), os campos de Nome e Endereço fossem preenchidos com os meus dados que já estão cadastrados na database. 

É possível realizar este tipo de preenchimento utilizando o autofill, ou outra funcionalidade do Pipefy? 

Você gostaria que no formulário, ao selecionar o registro, os demais campos também do formulário fossem preenchidos com dados dos campos do registro, certo? No formulário isso não é possível, mas você pode configurar uma automação para quando um card for criado neste pipe, atualizar os demais campos (se forem no formulário precisam ser editáveis em outras fases) com os valores do registro conectado.

A automação não roda se você usar o evento “quando um campo for atualizado” no formulário porque o card ainda não foi criado e, consequentemente, não pode rodar uma automação.

O autofill que você mencionou faz o caminho inverso, deixa eu exemplificar:

  • Pipe A: Tenho os campos nome, telefone, email e endereço do cliente e com base nestes dados, quero criar um registro de cliente;
  • No pipe A crio um campo conexão ou conexão com o Database Clientes e nas opções avançadas configuro o autofill;
  • Quando eu clicar na conexão ou campo conexão para criar novo registro, os campos do formulário do database já irão aparecer com os dados dos campos do pipe que você fez a correspondência ao configurar o autofill.

Ficou mais claro dessa forma?

Userlevel 3

Oi @belsalemme !


É exatamente isso que eu queria​! Atualizar os campos no formulário. Também testei a automação que você comentou e não rodou mesmo rs

Muito obrigada pelo retorno!! Fica então a sugestão para a Pipefy  considerar a implementação desse modelo.

 

Obrigada!​​​​​​ :blush:

Userlevel 6
Badge +2

Oi @belsalemme !


É exatamente isso que eu queria​! Atualizar os campos no formulário. Também testei a automação que você comentou e não rodou mesmo rs

Muito obrigada pelo retorno!! Fica então a sugestão para a Pipefy  considerar a implementação desse modelo.

 

Obrigada!​​​​​​ :blush:

Maravilha! Dá pra mandar lá na parte de product feedbacks para que nosso time de produto entenda melhor o cenário e a necessidade dessa melhoria! 

Reply