Olá, estou usando o pipe de e-mail compartilhado e gostaria de saber se é possível juntar todas as trocas de mensagens entre o cliente (fora do Pipefy e respondendo o e-mail) e o usuário do Pipefy fiquem no mesmo CARD. Atualmente uso uma ferramenta de gerenciamento de ticket que faz isso.
Exemplo: Hoje o cliente envia um e-mail que vira um CARD e se outra pessoa copiada responde esse e-mail são criados 2 cards, gostaria que todas as mensagens ficassem no mesmo card.
Obrigado pessoal!
Page 1 / 1
Olá @mauricio-saito!
È possível sim!
Para que o histórico de email fique no mesmo card, todos os emails precisam ser copiados para o email do card.
O Pipefy faz isso automaticamente quando você configura o SMTP ou até mesmo quando você dispara um email através de um template.
Para que o processo funcione corretamente, você precisa desenhar o seu processo de forma que o cliente utilize sempre a mesma “trend” para evitar que as demandas sejam duplicadas.
Minha sugestão é que quando o cliente abrir um ticket (Preenchimento do Formulário Inicial), ele receba um email/template para que o acompanhamento seja feito através das respostas (do seu time ou do cliente) a este email.
Visualização de Histórico de Email do Card:
Boa tarde pessoal!
Olá @Lucas Democh! tudo bem?
Poderia especificar mais sobre as ações que posso tomar para configurar o SMTP, visando o agrupamento de e-mails em um mesmo card por favor?
Além disso sobre o que você comentou, “Para que o processo funcione corretamente, você precisa desenhar o seu processo de forma que o cliente utilize sempre a mesma “trend” para evitar que as demandas sejam duplicadas.”
E acredito que tenho feito corretamente isso, porém toda resposta criou um card novo, eu adicionei o e-mail do pipefy ao grupo do google para recebimento de e-mails do time onde trabalho (por conta do dominio), para que possamos fazer a gestão das tarefas pelos cards.
Em testes que realizei, enviei e-mails de teste para o e-mail do grupo ao qual comentei, sempre respondendo na mesma thread criada no primeiro envio, contudo foram criados quatro cards diferentes
Para exemplificar de outra forma:
mensagem do meu e-mail > e-mail do grupo > pipefy > card 1
resposta pelo meu e-mail dentro da thread > e-mail do grupo > pipefy > card 2
resposta pelo meu e-mail dentro da thread > e-mail do grupo > pipefy > card 3
resposta 2 pelo meu e-mail dentro da thread > e-mail do pipefy > card 4
Os três primeiros mesmos destinatários, remetente, assunto etc. o quarto foi só para testar, porém gostaria que todos tivessem sidos atribuídos a apenas um card, mesmo com remetentes diferentes, o que acontecerá após os testes
Se entendi bem, você está utilizando a opção de abrir cards por email. Talvez esta função esteja duplicando os seus card.
Avalie a possibilidade de desabilitar a abertura de cards por email e permita a abertura apenas através do formulário inicial.
Boa tarde @Lucas Democh, tudo bem?
Obrigado pelo retorno!
Eu configurei o SMTP e estou com o mesmo problema do @gabriel-bernardes. Eu tento ao máximo usar o formulário inicial, mas muitas vezes os clientes não se adaptam..
Pelo que testei está acontecendo o seguinte:
1 - Eu estou encaminhando todos os e-mails que chegam na minha caixa “contato” (Gmail) para o e-mail da Caixa compartilhada do Pipefy. Isso para garantir que toda a mensagem que chega no “contato” seja criado um Card.
2 - Eu respondo o email recebido direto pelo CARD e como remetente “contato” (foi esse e-mail que eu cadastrei no Pipefy)
3 - Quando o cliente responde na mesma thread a mensagem vai para o CARD, mas também para o “contato”, que acaba encaminhando a mensagem para o e-mail da Caixa compartilhada… por isso que eu acho que está duplicando as mensagens.
Como solução eu estou fazendo o seguinte.
1 - Passo 1 igual ao anterior
2 - Eu respondo o e-mail recebido direto pelo CARD, mas como remetente “mauricio”, dessa forma quando o cliente responde ele não vai para o “contato” e não duplica a mensagem.
Não sei se tem uma solução melhor, mas por enquanto foi a única que descobri.
Vlw!
@mauricio-saito Entendi.
A sua solução me parece a melhor para a situação.
O problema continua sendo que o cliente pode enviar um email fora da trend e um novo card pode ser criado.
Uma melhoria que pensei para mitigar este risco, é criar uma automação para consultar os cards em aberto para verificar se existe algum card com o email que acabou de criar um card.
@Lucas Democh boa essa ideia da automação. é fácil fazer? consegue me ajudar?
Claro.
Para configurar este tipo de automação, precisamos utilizar uma ferramenta externa.
Minha sugestão é o Integromat, mas você também pode configurar pelo Zapier ou outro integrador.
Pelo Integromat, o fluxo ficaria mais ou menos assim:
O primeiro módulo iria capturar todos os novos cards.
O segundo módulo levanta todos os cards do Pipe.
Entre o segundo e terceiro módulo existe um filtro para filtrar os cards abertos e os cards com o mesmo campo chave que o card que iniciou o processo (Email do Remetente).
O terceiro módulo atualiza o card duplicado com uma etiqueta de duplicado.
Depois deste terceiro módulo, podemos colocar outras etapas. Eu pensei em excluir o duplicado, mas perderíamos a informação do novo email.
O que acha desta ideia da etiqueta?
Se tiver dificuldade em relação ao Integromat, fico a disposição.
At.te.
Democh
Obrigado @Lucas Democh !
Confesso que não conheço o Integromat, mas estou estudando e já vou tentar implementar.